Fisioterapia - Tratamento Bronquiolite

Saiba mais sobre Bronquiolite

Mais frequente no outono e inverno e em crianças com menos de um ano de idade, a bronquiolite é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), e pode ser transmitido por meio do contato de secreções dos olhos, nariz ou boca, ou por vias aéreas, ao tossir, falar ou espirrar. A bronquiolite é uma doença na qual se caracteriza a inflamação dos bronquíolos, podendo afetar e causar infecções no nariz, garganta, traquéia e pulmões.

Entre os fatores de risco para contrair a bronquiolite estão a exposição à fumaça do cigarro, viver em ambientes com muitas pessoas, crianças que tenham tido nascimento prematuro, ou que não mamaram no peito materno. Entre os sintomas mais comuns da bronquilite estão febre baixa; dificuldade para respirar; chiado no peito; apnéia; vômitos; irritabilidade; diminuição do apetite; dor de ouvido; conjuntivite e dificuldade respiratória.

Fisioterapia para Bronquiolite

A fisioterapia pediátrica trata a bronquiolite por meio de técnicas de reabilitação da musculatura ventilatória, buscando a reexpansão pulmonar do paciente, melhorando a oxigenação do ar e trazendo a sensação de bem estar. (Leia mais sobre fisioterapia pediátrica).

São fatores de risco para contrair bronquiolite:

• Crianças com menos de 6 meses de idade;

• Aglomerações;

• Crianças prematuras;

• Exposição a fumaça de cigarro.

Com as técnicas realizadas pela fisioterapia é possível realizar expirações lentas e prolongadas, provocar tosse para excreção de secreções, realizar a correta limpeza nasal com soro fisiológico. Além do fisioterapeuta aconselhar como deve ser prevenida a bronquiolite, como manter a higiene e a desinfetar objetos que a criança poderá ter contato.

Central da Fisioterapia possui diversos casos de pacientes com bronquiolite. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

O que oferecemos nos tratamentos de Bronquiolite: