O atraso no desenvolvimento de uma criança pode estar relacionado a diversos motivos, não apenas a patologias. Porém, é importante ficar atento e fazer acompanhamento médico, já que em alguns casos pode significar autismo ou espinha bífida, que pode causar paralisia nos membros ou dificuldade para andar.
O normal é que a demora do desenvolvimento em uma área represente rapidez em outras, por exemplo, crianças que demoram a andar devem desenvolver a fala ou o entendimento antes do tempo previsto. Isso ocorre porque a concentração da criança é completamente direcionada para uma área, em detrimento de outra.
Outra causa é um reflexo da personalidade da criança. Algumas são mais independentes, outras nem tanto. Há casos em que a criança pode não ter interesse em andar por muito tempo e de repente começar a desenvolver a habilidade com firmeza. Assim, tanto crianças que levam oito meses para andar, como as que levam um ano e meio, podem ser completamente normais.
No caso da fala, é comum que crianças demorem a desenvolver completamente, porém, em casos de atrasos para começar a formular palavras, pode haver ligação com problemas auditivos ou até mesmo mentais, como o autismo.
Fisioterapia para Atraso no Desenvolvimento
O trabalho do fisioterapeuta em casos de atrasos anormais para andar (acima de um ano e meio), é desenvolver essa habilidade por meio de exercícios, alongamentos e estímulos. O procedimento varia de criança para criança, sempre sendo adaptada às necessidades individuais.
A Central da Fisioterapia realiza atendimento em pacientes com atraso no desenvolvimento. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!