Fisioterapia - Tratamento Hemiparesia

Saiba mais sobre Hemiparesia

A hemiparesia é paralisia cerebral de um lado do corpo causada por lesões da área corticoespinhal (área das células nervosas que levam comandos motores do cérebro para a medula espinhal, ou seja, é a área responsável pelos movimentos dos membros e seus músculos).

A doença neurológica pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento, neste caso é denominada hemiparesia congênita e na infância, é chamada de hemiparesia adquirida. A lesão pode aparecer no lado esquerdo ou direito do cérebro, recebendo a denominação de hemiparesia esquerda e hemiparesia direita, respectivamente.

Nos casos em que a doença é congênita, a maioria das causas é desconhecida e os pais demoram a perceber os sintomas que ficam mais aparentes durante a infância. Já na adquirida, a causa mais comum é o Acidente Vascular Encefálico (AVE), mais conhecido como AVC, podendo também resultar de um acidente ou infecção.

Os sintomas são diferentes em cada criança, sendo os que mais aparecem: Distúrbios sensoriais que impedem o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado afetado; Fraqueza e falta de controle do lado afetado, fazendo com que a criança manque ou desequilibre-se; Aumento do tônus muscular que causa deformidades articulares.

A hemiparesia ainda não tem cura, porém o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatra, psicólogo e fisioterapeuta pode diminuir os efeitos da patologia. O objetivo da fisioterapia pediátrica no tratamento da hemiparesia é fazer com que o paciente adquira movimentos e funções dos membros, vindo a apresentar os mínimos sintomas. São trabalhos exercícios como elevação dos braços, movimentos para o ombro, extensão completa do quadril, rotação de tronco, treinamento de equilíbrio e outros determinados pelo fisioterapeuta de acordo com a capacidade e necessidade de cada paciente.

Central da Fisioterapia conta com fisioterapeutas especializados para tratamento de hemiparesia. Solicite atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fisioterapia ou sobre a Central da Fisioterapia, entre em contato conosco. Agende uma pré-avaliação via telefone. Será um prazer atendê-lo!

Veja todos os tratamentos em Hemiparesia

O que oferecemos nos tratamentos de Hemiparesia:

• Atendimento Domiciliar 24 horas;

• Fisioterapeutas Especilistas;

Central de Atendimento 24h

Todos os dias da semana (inclusive feriados)