Hemiparesia – Tratamento

O acompanhamento com uma equipe multidisciplinar pode diminuir os efeitos da hemiparesia


hemiparesia

Hemiparesia

A hemiparesia é a paralisia cerebral de um lado do corpo causada por lesões da área corticoespinhal (área das células nervosas que levam comandos motores do cérebro para a medula espinhal, ou seja, é a área responsável pelos movimentos dos membros e seus músculos).

Sobre a Hemiparesia

A doença neurológica pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento, neste caso é denominada hemiparesia congênita e na infância, é chamada de hemiparesia adquirida. A lesão pode aparecer no lado esquerdo ou direito do cérebro, recebendo a denominação de hemiparesia esquerda e hemiparesia direita, respectivamente.

Nos casos em que a doença é congênita, a maioria das causas é desconhecida e os pais demoram a perceber os sintomas que ficam mais aparentes durante a infância. Já na adquirida, a causa mais comum é o Acidente Vascular Encefálico (AVE), mais conhecido como AVC, podendo também resultar de um acidente ou infecção.

Os Sintomas

Os sintomas são diferentes em cada criança, sendo os que mais aparecem são:

  • Distúrbios sensoriais que impedem o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado afetado;
  • Fraqueza e falta de controle do lado afetado, fazendo com que a criança manque ou desequilibre-se;
  • Aumento do tônus muscular que causa deformidades articulares.

Nosso Tratamento

A hemiparesia ainda não tem cura, porém o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar formada por neuropediatra, psicólogo e fisioterapeuta pode diminuir os efeitos da patologia. O objetivo da fisioterapia pediátrica no tratamento é fazer com que o paciente adquira movimentos e funções dos membros, vindo a apresentar os mínimos sintomas. São trabalhos exercícios como elevação dos braços, movimentos para o ombro, extensão completa do quadril, rotação de tronco, treinamento de equilíbrio e outros determinados pelo fisioterapeuta de acordo com a capacidade e necessidade de cada paciente.

Objetivos da Fisioterapia Domiciliar

A fisioterapia domiciliar é essencial para a fisioterapia pediátrica, sobretudo os que estão enfermos ou acidentados, por conta da dificuldade e até da impossibilidade de locomoção e deslocamento deles.

A Central da Fisioterapia oferece os melhores serviços de fisioterapia pediátrica, contando com profissionais completamente capacitados e com ampla experiência, tudo para que o paciente tenha o máximo de conforto.