Nosso fisioterapeuta atua no não cirúrgico e no pós-cirúrgico com primeiro objetivo de diminuir a dor e o edem
Os meniscos são estruturas cartilaginosas com forma de meia-lua existentes no interior da articulação do joelho. Existem dois: um interno (ou medial) e outro externo (ou lateral), que ficam entre o fêmur e a tíbia.
Existem três funções principais dos meniscos e são:
Por ser uma estrutura que recebe impacto e força, quando lesionado compromete a funcionalidade do joelho.
A lesão no menisco pode ter três causas:
As lesões traumáticas ocorrem depois de um trauma (Ex.: Rotação do fêmur sobre a tíbia; Rotação do corpo sobre o joelho semidobrado), durante a prática de esportes onde os atletas estão expostos à estabilidade articular, grande fator de risco. Os sintomas são dores e inchaços.
As lesões congênitas são decorrentes de más formações das estruturas dos meniscos. Os sintomas são dor e inchaço que aparecem após uma atividade diária e não após um trauma. Esse tipo de lesão não é comum.
As lesões degenerativas acontecem devido à idade avançada ou após um trauma. Na maioria dos casos o menisco desgasta por uso excessivo, virar repetitivamente o corpo sobre o joelho ou alterações na mecânica da articulação. Por ser difícil identificar quando os sintomas começam, é comum a lesão se agravar em um pós-trauma.
As principais lesões no menisco são:
Além dos sintomas de dor e inchaço, outros que podem aparecer em uma lesão no menisco são:
Entre tanto, na maioria dos casos de lesão no menisco o tratamento inicial é feito através de cirurgia artroscópica, identifica-se a necessidade ou não de uma por meio de um exame radiológico e ressonância magnética onde se verifica o grau da lesão. Há casos de rompimento em uma região do menisco e outros em que o mesmo despedaça-se quase todo. Se a rotura for pequena, o tratamento é feito apenas através da fisioterapia ortopédica.
Primeiramente, a Fisioterapia Ortopédica atua no não cirúrgico e no pós-cirúrgico com primeiro objetivo de diminuir a dor e o edema com aplicação de gelo. Após esse processo, o fisioterapeuta estabelece novamente a mobilidade articular do joelho e aumenta a força de músculos da coxa e da perna através de exercícios específicos com o intuito de reduzir as restrições das atividades do dia a dia ou desportivas.
A fisioterapia domiciliar ortopédica tem por objetivo restaurar a identidade física, pessoal e social dos pacientes, sempre no conforto e na praticidade de suas próprias casas com um tratamento humanizado e personalizado.